Cantora mineira recebe convidados ilustres em projeto de CD e DVD
Ana Carolina encontra Maria Bethânia debaixo de uma árvore, entre olhares cúmplices e espelhos redondos que pendem dos galhos, para dublar “Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar”. A encenação abre o DVD Multishow Registro – Ana Carolina + 1 (dirigido por Monique Gardenberg), um projeto de encontros com artistas com os quais a cantora mineira não seria identificada de imediato. Maria Bethânia é apenas a primeira de uma lista em que figuram Gilberto Gil, Luiz Melodia, Roberta Sá e Esperanza Spalding – e na qual não falta Seu Jorge.
A base de Ana Carolina + 1 é o repertório do seu disco anterior, N9ve, lançado há apenas quatro me ses. Inédita, apenas “Mais Que a Mim”, gravada com a estreante Maria Gadú, de quem Ana se aproxima mais no timbre do que na intensidade da interpretação. A novidade do projeto fica então basicamente por conta dos convidados –e a mineira está, de fato, bem acompanhada.
No dueto de abertura, que Bethânia havia gravado sozinha no disco Pirata, Ana divide os vo cais respeitando os contornos que a baiana delimitou em sua interpretação original – com o pendor dramático em comum entre as duas intérpretes e o equi líbrio delicado que Bethânia domina. Parcerias como essa, em que a anfitriã acomoda sua voz potente e grave em arranjos mais refinados ou mais simples, nos dois casos to mando emprestadas qualidades de seus convidados, são os momentos mais felizes do registro. O proveito dos encontros, afinal, está no que se aprende com o outro.
“Traição” é um exemplo de como o canto arrebatador de grandes públicos de Ana ganha sofisticação, quando acompanhado ao piano por Daniel Jobim, e ao baixo e voz pela ascendente cantora norte-americana de jazz Esperanza Spalding, em estúdio.
Se Ana vai de samba, também sobra menos espaço para seus gritos e fraseados prolongados. A intérprete se suaviza para acompanhar Roberta Sá no lento “Milhares de Sambas”. Mas, ainda que o resultado sonoro seja interessante, o visual é comprometido por escolhas duvidosas, como a abertura com um inexplicável travelling em torno de uma estátua neoclássica até alcançar uma escadaria de cimento – cenários de um samba, vale lembrar. Aliás, gênero defendido frescor com por Luiz Melodia, parceiro da suingada “Cabide”.
Mesmo quando a intérprete de “Garganta” se livra de maneirismos no canto, não resiste a frisar cada intenção das letras com caras e bocas. Ana não poupa lábios mordidos enquanto espera Angela Roro dar conta de seus versos em “Homens e Mulheres”, uma declaração de desejo pelos dois sexos. Seus fãs mais entusiasmados com as interpretações quase agressivas vão se refestelar ouvindo “10 Minutos”. A iluminação vermelha sobre a noite escura prepara o ambiente para dramalhão: “Fora!”, canta uma atordoada (e raivosa) Ana Carolina, dedo em riste contra a câmera.
Além do DVD, Ana Carolina + 1 chega às lojas um CD correspondente, com dez das 14 faixas do registro em vídeo.
Participações especiais
Ana Carolina + 1 registra encontros da cantora com artistas diversos
Duetos
Maria Bethânia (“Eu Que Não Sei Quase Nada do Mar”); Angela Roro (“Homens e Mulheres”); Seu Jorge (“Tá Rindo, É?”); Roberta Sá (“Milhares de Sambas”); Luiz Melodia (“Cabide”); Gilberto Gil (“Torpedo”); Maria Gadú (“Mais Que a Mim”); Chiara Civello (“Resta”); Zizi Possi (“Ruas de Outono”); Antônio Villeroy (“Heroína e Vilã”); Esperanza Spalding, voz e baixo, e Daniel Jobim ao piano (“Traição”). Extra: John Legend (“Entreolhares”).
Sozinha
“10 Minutos” e “8 Histórias”
Serviço
Ana Carolina + 1 – CD (R$ 19,90) e DVD (R$ 34,90).
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário