Alanis Morissette realmente virá ao Festival de Verão, que acontece de 28 a 31 de janeiro de 2009. A confirmação veio com o anúncio da grade de programação dos 10 anos do evento, realizado nesta quarta-feira, 10, no restaurante Amado, em coletiva para a imprensa e convidados.
Ainda compõem a grade do Palco 2009 artistas como ANA CAROLINA, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Victor e Léo (vide boxe), num ano de programação compacta e sem muitas novidades para além da atração internacional.
O anúncio mostrou um festival mais enxuto, sem rebuscamentos na programação paralela ao palco principal e com algumas ausências de artistas que sempre bateram ponto por lá, como as bandas Skank, Timbalada, Cheiro de Amor, Titãs; as cantoras Claudia Leitte e Margareth Menezes, entre outros.
Planejamento – Também não haverá a atração voltada para o público infanto-juvenil ou que seja o sucesso da estação, como já havia virado tradição nos anos anteriores, a exemplo de shows com artistas como NX Zero, em 2008; ou da roqueira baiana Pitty, que tocou em duas edições do evento.
De acordo com a direção do festival, a diminuição do número de atrações para o fixo de cinco por noite foi resultado de um planejamento prévio: “Já chegamos a ter sete atrações, e isso comprimia o tamanho dos shows e gerava exaustão no público”, colocou João Gomes, diretor da Rede Bahia, promotora do evento.
Segundo explica Gomes, essa decisão evita que os shows se prolonguem madrugada afora e também garante um melhor aproveitamento para a transmissão ao vivo pela Rede Globo. O anúncio da grade determinou, também, a virada de preço dos ingressos.
Mistureba – O tema deste ano, Movido pela Mistura, também foi justificado por uma pesquisa de opinião feita no final de maio, a qual registrou que 85% do público se dirige ao evento por ser eclético em relação aos estilos musicais. “E ainda 46% do público do Festival de Verão 2008 foi ao evento pela qualidade e diversidade. Por isso nossa escolha por uma grade tão diversa”, disse João Gomes.
E a diversidade proposta não está na escolha de nomes, e sim na combinação que é feita entre as atrações. No último dia do Festival, quando se apresenta Alanis Morissette, por exemplo, tocarão o afro Olodum; a pop-rock Capital Inicial ; a dupla sertaneja Victor e Léo; e, por último, o Psirico.
Outros espaços – Além do palco principal, o Festival de Verão terá mais três espaços inéditos: o Boteco do Samba, com Dudu Nobre, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal, banda Revelação e Mariene de Castro; A Arena Festival, que substitui o Palco Tendências, terá a direção artística do dramaturgo Fernando Guerreiro e shows exclusivos mesclado com entrevistas; e o Mercado Mundo Mix, para conter a demanda do público pesquisado por conteúdo de moda, estilo e tendências.
O evento mantém a Arena Universitária, espaço para o pagode e o forró, a Tenda Eletrônica, a Brodaway e a Feira Cidadã. “É realmente uma cidade musical”, orgulhou-se João Gomes, ao apresentar o festival.
Entre os artistas que compareceram ao anúncio do Festival de Verão estavam Daniela Mercury; Amanda Santiago, Tuca e Manno Góes, da Jammil; Nadjane Souza, nova cantora do Olodum; Adelmário Coelho; Márcio Victor, entre outros.
GRADE
28/01
Biquini Cavadão
Daniela Mercury
Chiclete com Banana
O Rappa
A Zorra
29/01
Banda Eva
Ana Carolina
Ivete Sangalo
Jota Quest
Encontro do Forró
30/01
Nando Reis
Encontro do Samba
Asa de Águia
Natiruts
Jammil
31/01
Olodum
Capital Inicial
Victor e Léo
Alanis Morissette
Psirico
Fonte: A Tarde Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário