terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ana Carolina em ritmo de samba

Cantora, que toca pandeiro há 15 anos, lança CD/DVD em que mostra lado sambista como intérprete e compositora


Rio - Se a paixão de Ana Carolina pelo pandeiro é antiga, o flerte com o samba está mais intenso no DVD e CD ‘Multishow Registro — Ana Carolina + Um’, que chegou esta semana às lojas. O repertório conta com as baladas românticas que marcaram sua carreira, mas traz a cantora interpretando sambas ao lado de Gilberto Gil, Seu Jorge, Roberta Sá e Luiz Melodia. Todos de sua autoria ou parceria. 


ana_odia2“Essa história começou quando a Mart’nália me pediu um samba. Ao fazer ‘Cabide’, senti que tinha uma chance de enveredar um pouco mais para esse lado”, conta Ana, que foi apresentada por Mart’nália ao compositor Mombaça. “Ele é da turma dela e inauguramos uma parceria com dois sambas”, diz a cantora, referindo-se a ‘Tá Rindo, É?’, deles com Antonio Villeroy, e ‘Torpedo’, música deles e letra de Gilberto Gil.


Com Roberta Sá, Ana Carolina canta ‘Milhares de Sambas’ e reencontra Seu Jorge em ‘Tá Rindo, É?’. Vi que Roberta é a voz dessa canção, mais que eu. Pensei no Jorge interpretando a letra”, conta ela, que ainda tem a companhia de Luiz Melodia em ‘Cabide’.


Ana, 35 anos, toca pandeiro desde os 20 e criou uma relação intensa com o instrumento. Quando escutei ‘Olho de Peixe’, disco do Lenine, ficava tentando tocar como Marcos Suzano ( percussionista). Acabei criando um jeito de tocar e o pandeiro se tornou tão forte no meu trabalho que não consigo mais tirá-lo da minha vida”, diz ela, dona de oito pandeiros em casa e mais sete que rodam o País entre os instrumentos de seu show. “O meu é feito com a minha medida, com a grossura do couro que peço especialmente ao Lanka” (artesão de Campina Grande, na Paraíba).


Ana Carolina até cogita fazer um álbum dedicado ao batuque. “Não me assustaria se um dia eu quisesse gravar um CD só de samba. Adoro experimentar”, revela. Até lá, vai ouvindo os mestres para aprender. “Gosto muito do Arlindo Cruz, Sombrinha, escuto esses caras há um tempinho. E, quando criança, ouvia Geraldo Pereira, João da Baiana. Sigo tentando fazer samba”, brinca ela, confessando que leva jeito para compor, mas não para sambar. “Torço pela Beija-Flor, gosto de assistir aos desfiles, mas acho que não conseguiria ficar uma hora desfilando”, completa.


No DVD, Ana Carolina ainda canta ‘Mais Que a Mim’ com o atual fenômeno da MPB, Maria Gadú, e faz um dueto ultra-irreverente com Angela Ro Ro em ‘Homens e Mulheres’.


Fonte: O Dia Online




Nenhum comentário:

Postar um comentário