quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

CD e DVD: "Ao Vivo" (Celso Fonseca) - Para cair no gosto das massas

Com participação especial da cantora Ana Carolina


celsofonseca1m


O currículo de Celso Fonseca pode ser considerado um dos mais invejados entre os músicos brasileiros. O violonista e guitarrista já tocou com Gilberto Gil, Marisa Monte, Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Jorge Benjor, Chico Buarque, Caetano Veloso, Elza Soares, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Paula Morelenbaum, entre outros. Além disso, produziu álbuns e compôs canções (a maioria ao lado do parceiro Ronaldo Bastos) que, se não chegaram a fazer muito sucesso, não deixam de ser bonitas. Aliás, duas fizeram bastante sucesso: "Slow Motion Bossa Nova" (que chegou a tocar em um comercial de uma sandália de praia) e "Sorte" ("Meu amor, você me dá sorte / Meu amor, você me dá sorte de cara"), cuja versão gravada por Caetano Veloso e Gal Costa tocou bastante nas rádios.


Além dos dois baianos, outros artistas como Nana Caymmi, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Carlinhos Brown, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Ana Carolina também emprestaram as suas vozes para as composições de Celso Fonseca que, por sua vez, já gravou oito álbuns (sem contar esse ao vivo) que fazem mais sucesso lá fora do que aqui.


Desde que foi contratado pela EMI, Celso Fonseca vem tentando se tornar um artista, digamos, "popular". A maior prova disso foi o fato de ter gravado, em seu álbum "Feriado", a canção "Ela Só Pensa Em Beijar", de MC Leozinho, além de "Você Não Entende Nada", aquele velho sucesso de Caetano Veloso, e que tanto sucesso fez na voz de Daniela Mercury.


Agora, com o lançamento de "Ao Vivo", a intenção de Celso Fonseca fica ainda mais clara. Gravado no Canecão em agosto do ano passado, o projeto CD/DVD traz os sucessos do guitarrista, além de canções de terceiros, e participações especiais de Gilberto Gil, Roberta Sá e Ana Carolina. Ah, e claro, "Ela Só Pensa Em Beijar" também está de volta, além da canção superpopular (e bem cafona) "Um Dia de Domingo", da dupla Michael Sullivan e Paulo Massadas, que tocou muito nas rádios nas vozes de Gal Costa e Tim Maia, em meados dos anos 80. No CD, Celso Fonseca canta a música ao lado de Ana Carolina, essa sim, uma das cantoras mais populares da atualidade.


Com Roberta Sá, Celso Fonseca relembra a balada "A Voz do Coração", lançada originalmente em seu melhor álbum, "Juventude / Slow Motion Bossa Nova", de 2001. Ao lado da jovem cantora, fica evidenciado que, se Celso Fonseca quer se tornar popular, a primeira coisa que deve fazer é trabalhar a sua voz (e somente isso). Gilberto Gil (com quem Celso Fonseca gravou álbuns importantes, como o "Unplugged", de 1994) cai no reggae com "Is This Love?" (de Bob Marley) e "Palco". É um momento de animação do CD, mas pena que a voz de Gil não estivesse em seus melhores dias.


O DVD complementa o CD com mais cinco canções, como "Satélites", "Você Não Entende Nada" e o desencontrado encerramento com Celso Fonseca e seus convidados no palco interpretando "Ive Brussel", clássico de Jorge Benjor. De modo geral, não acrescenta muito ao CD.


FAIXAS:



1. Slow Motion Bossa Nova
2. Feriado
3. Viajando Na Viagem
4. Is This Love
5. Palco
6. Satélite Bar
7. Ela Só Pensa Em Beijar
8. Queda
9. A Voz Do Coração - Participação Especial: Roberta Sá
10. Nunca Pensei
11. Um Dia De Domingo - Part. Especial Ana Carolina
12. Você Não Entende Nada
13. Sorte
14. Polaróides
15. Samba É Tudo
16. Meu Samba Torto
17. Beleza
18. Maria Fumaça
19. Ive Brussel

Simplesmente imperdível!!!!


Fonte: Esquina da Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário