terça-feira, 10 de março de 2009

Festival de Música de Alegre-ES, poderá ter Ana Carolina como atração da MPB

Para quem estava com saudades, uma boa notícia: a cidade de Alegre, no Sul do Espírito Santo, volta a receber seu tradicional festival de música depois de um ano de recesso. Em sua 25ª edição, que acontece de 10 a 13 de junho, com apoio da Rede Gazeta, o evento continua pautado no ecletismo com uma maratona de shows englobando rock, pop, MPB, eletrônico, pagode, música baiana e o novíssimo sertanejo universitário.


"Queremos comemorar essas bodas de prata com 25 shows", promete o empresário Ângelo Sobreira, da empresa ATS Promoções e Eventos, responsável pelo festival. Ele também busca incluir uma atração internacional, ainda em negociação. Houve boatos de que o Coldplay poderia dar o ar da graça. "Não sei quem inventou isso, mas não procede. Só posso adiantar que é um grande nome", diz ele, fazendo mistério.


As bandas e artistas da programação são visitantes corriqueiros dos alegrenses e participantes do festival. Os mineiros do Skank e do Jota Quest, os roqueiros do Paralamas e dos Titãs, e os integrantes politizados de O Rappa já têm currículo extenso de participações no evento. A programação de 2009 inclui ainda bandas que atraem a garotada mais nova, como NX Zero e Fresno. "O público teen também deve ser considerado porque a faixa de idade do nosso público, majoritariamente estudante e universitário, começa, em média, nos 15 e vai até os 25", revela o empresário.




Na turma da MPB, a cantora Ana Carolina foi opção mais que essencial. "Entre os grandes nomes, ela é muito solicitada", justifica.



Composição


Outro retorno garantido do Festival de Alegre deste ano é o da tradicional mostra competitiva nacional de compositores e intérpretes. Ela foi retirada da programação na última edição, em 2007. Segundo o organizador, a disputa, que antes acontecia no Parque de Exposições Geraldo Santos, junto com os shows nacionais, agora passará a ser realizada em um palco montado na Praça da Bandeira, no centro do município. "Os competidores usarão o espaço do já consagrado Rock da Tarde, na praça. É mais garantia de público para esses artistas do que se eles se apresentassem no palco principal, horas antes dos shows nacionais", explicou o organizador, referindo-se a um problema recorrente no festival: a ausência de público para prestigiar os competidores, uma vez que eles praticamente tocavam e cantavam para o corpo dos jurados. Detalhes quanto à inscrição e valores da premiação serão definidos posteriormente e divulgados no site www.festivaldealegre.com.br.


História e Número


No início do festival, na década de 80, o evento tinha um caráter universitário. O objetivo era divulgar a música popular e revelar novos nomes para o cenário nacional. À medida que o tempo foi passando, artistas e nomes consagrados foram se incorporando à programação que sempre agitava a cidade no feriado religioso de Corpus Christi.


Segundo dados da prefeitura e da organização, na última edição, em 2007, cerca de 150 mil pessoas circularam pela cidade nos quatro dias do festival. A renda movimentada nesses dias, segundo dados do poder público, foi de aproximadamente R$ 6 milhões, distribuídos em vendas e rede de serviços como aluguéis de imóveis. A taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 100%. Uma alternativa para quem não consegue vagas em hotéis e pousadas é hospedar-se em residências alugadas pelos moradores.



Atrações

Confirmados
Titãs + Paralamas
NX Zero (foto acima)
Skank
Jota Quest
ANA CAROLINA
O Rappa
Fresno

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário