segunda-feira, 19 de maio de 2008

Show de lançamento do CD e DVD - Multishow Ao Vivo Ana Carolina Dois Quartos em SP



Ana Carolina
Show de lançamento do CD e DVD - Multishow Ao Vivo Ana Carolina Dois Quartos

Ana Carolina chega finalmente a São Paulo para lançar o cd e dvd “Multishow ao vivo: Ana Carolina – Dois quartos”, dias 06, 07, 08, 13, 14, 15 de junho, no HSBC Brasil. “Eu sou feita pro amor da cabeça aos pés”. Não à toa a cantora tomou os versos de Antônio Villeroy e os fez seus. O amor é o alimento de sua criação. E ele, eterno protagonista, surge ainda mais despudorado no novo dvd e cd ao vivo, base do show que chega ao Rio. Amar é o verbo. As conjugações são múltiplas. “Rosas” traz a pista certeira: “De tantas mil maneiras que eu posso ser/estou certa que uma delas/Vai te agradar”. O cd e dvd são a primeira produção do selo Armazém, da própria cantora, em parceria com a Tribo Produções e distribuição da Sony BMG.

“Dois Quartos”, o show, estreou em julho de 2007, em Belo Horizonte, e já percorreu o Brasil inteiro, sendo visto por mais de 300.000 pessoas. Dirigido por Monique Gardenberg, o espetáculo colocou no mesmo espaço o ‘Quarto’ e o ‘Quartinho’ de Ana. Sexo, desejo, paixão, dor, gozo, fim e começo. Tudo está no palco. Sem medo da exposição, de romper barreiras. Até mesmo literatura, em um texto de autoria de Ana Carolina inspirado livremente no poeta gaúcho Fabrício Carpinejar e o russo Boris Pasternak.

Para Wilson Cunha, diretor do Multishow, o lançamento do especial com Ana Carolina era um caminho natural do canal: “Desde a criação do ‘Multishow ao Vivo’ temos a preocupação de prestigiar e mapear o que de melhor existe na música brasileira. Quem consegue resistir ao intenso carisma, à forte personalidade de sua voz, àquela presença leonina no palco?.” – questiona. “É muito bom saber que este show está sendo eternizado de alguma maneira. É fruto de muito trabalho, muita dedicação”, afirma Ana. O especial vai ao ar depois das bem sucedidas edições com Ivete Sangalo e Caetano Veloso

Com direção de Rodrigo Carelli, o DVD registrou a apresentação realizada em novembro de 2007, em São Paulo.Com cenários de Gringo Cardia e iluminação de Maneco Quinderé, o show vai direto ao ponto. A canção de abertura é a polêmica “Cantinho” (Ana Carolina/Gastão Villeroy’) dos versos ‘Olhou bem nos meus olhos e chupou meu pau’, que se misturam com “Todo homem tem voz grossa e tem pau grande, que é maior do que o meu, do que o seu, do que o de todos nós”, de “Eu sou melhor que você”, de Maurício Pacheco. Entre uma e outra, o clássico “Fever” (Eddie Cooley/Davenport), sucesso de Peggy Lee, que foi regravado por Madonna no auge de seu sua provocação sexual, com o cd “Erótica”. 

A própria Madona (ou não) é personagem do segundo número do show, “Eu Comi a Madona”. No telão, imagens de filmes da pin up Betty Page, outrora chocantes, mas que hoje soam quase ingênuas. E, finalmente, chegam as “Rosas” (Antônio Villeroy), primeiro single do álbum duplo “Dois Quartos”. A partir daí, Ana corajosamente desfila canções românticas de seu último cd, como “Tolerância” (Antônio Villeroy/Ana Carolina) e “Carvão” (Ana Carolina), que deságuam no medley com grandes sucessos da carreira da cantora: “Confesso” (Ana Carolina/Antônio Villeroy), “Trancado” (Ana Carolina), “Nua” (Ana Carolina/Vitor Ramil), “Pra rua me levar” (Ana Carolina/Antônio Villeroy) e “Encostar na tua” (Ana Carolina).

O roteiro privilegia canções de “Dois Quartos”, como “Ruas de Outono” (Ana Carolina/Antônio Villeroy), “Um edifício no meio do mundo” (Ana Carolina/Jorge Vercilo) e “Aqui” (Antônio Villeroy/Ana Carolina), mas abre espaço para clássicos, como “Elevador” (Ana Carolina), “Uma louca tempestade” (Antônio Villeroy/Bebeto Alves) e “É isso aí - The Blower´s Daughter” (Damien Rice/versão: Ana Carolina), que traz Ana tocando piano no palco pela primeira vez, o que exigiu da cantora uma preparação de quatro meses dedicada ao estudo do instrumento. 

Ana traz para si canções de sua autoria que foram sucesso na voz de outras cantoras. “Cabide” gravado por Mart´nália, “Eu que não sei quase nada do mar”, por Maria Bethânia e “Sinais de fogo”, que lançou a carreira de Preta Gil. E grava Marina Lima pela primeira vez. A escolhida foi “Três”, parceria com Antônio Cícero, presente no cd “Lá nos primórdios”.

Milhares de sambas” (Ana Carolina) é a senha para Ana pegar seu pandeiro e cair no samba com “Cabide”, “Chevette” (Ana Carolina) e “1100,00” (Nega Marrenta) (Ana Carolina/Aleh). Além do pandeiro e do piano, Ana tem como companheiros de palco o violão de cordas de aço e nylon e guitarras. No final, o DJ Zé Pedro faz uma participação especial na versão remixada de “Eu comi a Madona”.

Nove músicos acompanham a cantora - Sacha Amback (teclados), Vinny Rosa (guitarra), Bruno Migliari (baixo), Iura Ranevsky (violoncello), Leonardo Reis e Siri (percussão), Jorginho Gomes (bateria) e Jurema e Jussara (vocais). A produção musical é da própria Ana Carolina ao lado de Marcelo Sussekind.

Nos extras, além do tradicional making of, Ana Carolina comenta sua relação com as canções presentes no dvd, ao lado de alguns parceiros como Antônio Villeroy, Alvin L. e Jorge Vercilo. A entrevista foi gravada no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro. Em casa, a cantora revira seu “baú de memórias”, revela fotos da infância, traz reminiscências do início da carreira, quando ainda cantava nos bares de Juiz de Fora, e fala de sua chegada à Cidade Maravilhosa, muito antes de sonhar em gravar seu primeiro cd. Como bônus track, ‘Vai’ (Mona Saback), carro-chefe do novo trabalho.

Um dos destaques dos extras é um vídeo histórico de Cássia Eller dando suas primeiras impressões sobre Ana Carolina, então no início da carreira. O depoimento não deixa dúvidas: “fiquei impressionada com a potência de voz que ela tem, com o timbre maravilhoso, especial, diferente, com o repertório de primeira qualidade”. Cássia sempre soube das coisas.

ARMAZÉM

O cd e dvd ‘Multishow ao vivo: Ana Carolina - Dois quartos’, inaugura uma nova fase na vida de Ana Carolina. Além da instrumentista, cantora e compositora de sucesso, ela alça novos vôos, dando início a seu próprio selo fonográfico. Agora, além do controle de seu repertório, através da própria editora, a cantora controlará também a exploração dos fonogramas contendo suas interpretações, através de produções próprias, delegando a distribuição a parceiros. Neste projeto, reafirma sua parceria com a gravadora com quem começou a traçar esta história de sucesso, a Sony BMG, que agora, ao invés de produtora, passa a ser a distribuidora dos cds e dvds de Ana Carolina.

Fonte: HSBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário