quinta-feira, 14 de maio de 2009

MSN lança canal de música

Um dos argumentos preferidos de quem baixa música pirata na internet é a falta de serviços de download de arquivos legais na internet brasileira. A boa notícia é que cresce a quantidade de alternativas nacionais para a compra de músicas protegidas por direito autoral. A novidade mais recente vem da Microsoft, que adotou a aplicação Cyloop >Site<http://br.msn.cyloop.com, da empresa Hoodiny, para oferta de downloads diretamente do portal MSN www.msn.com.br. O canal de música entrou no ar em versão beta oferecendo ainda a possibilidade de criação de rádios pessoais, com opção de compartilhamento destas com redes de amigos. Tal qual o Twitter, os usuários do Cyloop também vão poder "seguir" os amigos e ter acesso ao perfil destes.


A parceria é regional e engloba, além do Brasil, países como México, Argentina, Chile, Venezuela e Canadá. Logo de cara, estão disponíveis músicas de 24 mil artistas, estrangeiros e brasileiros, com uma pitada de tempero local em cada país onde a parceria é implementada. A ideia é criar redes sociais de compartilhamento de músicas. Em breve, os usuários vão poder usar a Windows Live ID, passaporte para os produtos da família Live, da MS, para integração com outros produtos do portal, tais como MSN Messenger, Live Spaces, Hotmail, etc.


Outra proposta é incluir, na versão brasileira do Cyloop, catálogos de gravadoras independentes. Até agora, estão disponíveis arquivos das quatro grandes gravadoras internacionais: EMI, Warner, Universal e Sony BMG. O iMúsica também participa do projeto.


Os artistas têm perfis personalizados, biografias e o Cyloop também vai incluir videoclipes. Já há alguns no ar, como o Invasion, do RBD, e o De Tour, do Akon, tudo com legendas em português - diz Andrea Fornes, produtora executiva do MSN Brasil.


Dentro do portal, o usuário pode montar sua rádio personalizada, bastando para isso escolher o artista de sua preferência. A partir daí, pode de$arquivos do catálogo através de streaming. Caso goste da canção, o download é feito através da parceria com o Cyloop e o iMúsica.


Durante um mês o serviço estará em versão beta para que possa ser modificado de acordo com o feedback dos usuários. O objetivo é lançar a versão final depois deste período, juntamente com a integração com os produtos Live e a possibilidade de uso da Live ID, assim como a possibilidade de incluir o serviço numa das abas do Messenger. Assim, pode ser que o status do programa de mensagem mostre as músicas que o internauta está ouvindo naquele instante no Cyloop.


Dentro do canal de música há opções de links para os artistas e as músicas mais recomendadas, mais tocadas e as mais populares. (Ana Carolina está entre as músicas mais tocadas)


O serviço vai ficar mais "local" na medida em que aumentar a navegação do público brasileiro. O serviço é feito em cima de um algoritmo de recomendações que cria parâmetros para avaliar quais são as músicas e artistas preferidos dos frequentadores do canal - diz Andrea.



Todo o streaming de conteúdo é gratuito e o internauta só pagará pelas músicas (ou CDs completos, quando oferecidos) que baixar.

Fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário