sábado, 14 de novembro de 2009

Diabetes: Educar para Prevenir

14 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DO DIABETES.


O tema do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 é Diabetes: Educar para Prevenir. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.


Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação através da educação. Para os governos, é um alerta para implantar estratégias eficientes e políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que possuem risco de ter. Para profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento, de modo que as recomendações baseadas em evidência sejam colocadas em prática. Para o público em geral, é uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.


As mensagens-chave dessa campanha são:




  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta

  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer

  • Saber como cuidar do diabetes e controlar.


Os objetivos da campanha 2009-2013 são:

  • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.

  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.

  • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.

  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.

  • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.

  • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.


O Dia Mundial conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), que assinou em 2006 uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. A SBD apóia a campanha mundial e colabora divulgando as várias ações e atividades que acontecem pelo Brasil.


LEIA MAIS SOBRE O DIABETES:




Diabetes: "Prevenção ainda é o melhor remédio!"



Fonte: Site Dia Mundial do Diabetes
Editado por: Equipe Donana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário