sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Ana Carolina faz show hoje em João Pessoa

Ela está percorrendo o País com o projeto ‘Multishow Ao Vivo’ apresentando as canções do álbum duplo ‘Dois Quartos’ e canta nesta sexta-feira (30) na casa de espetáculos Forrock, localizada às margens da BR 230, entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo.





Amanhã, faz show no Spazzio, em Campina Grande. Então você já sabe sobre quem estamos falando, não é? Para quem acompanha a carreira da cantora Ana Carolina, a dica acima não deixava dúvidas. E é isso mesmo, logo mais a cantora, instrumentista e arranjadora solta a voz por estas bandas. Na Capital, o show começa às 22h e, antes de Ana Carolina a banda Meio Free embala o público. Os ingressos estão sendo vendidos antecipados ao preço de R$ 25.



No palco, a artista de talento reconhecido pela crítica e pela ‘voz do povo’, a mineira de Juiz de Fora Ana Carolina canta as novas músicas do último trabalho lançado, o CD duplo Dois Quartos que ganhou as praças ano passado. Nele, Ana apresenta as duas faces da cantora: de um lado, canções mais voltadas para o pop; de outro, a ousadia, com experiências de novos sons e novas idéias.


Cantora largou curso de Letras e investiu na carreira musical


A ousadia, aliás, é algo inerente a essa moça de voz marcante, porém tênue. Ela era aluna do curso de Letras, mas resolveu largar tudo e seguir o sonho de garantir a vida – a que ela escolheu – como cantora, como musicista, nata. Bom, mas todas essas condições naturais a moça teve lá uma ajudazinha do destino. Segundo o site wikipedia, ela teve influência musical desde os tempos do berço e das primeiras mamadeiras através de sua avó que cantava em rádio, seus tios-avós que tocavam percussão (mais tarde ela vai se dedicar ao estudo do pandeiro), piano, cello e violino. Ana Carolina cresceu ouvindo ícones da música brasileira Chico Buarque, João Bosco (tinha a mania de assistir as fitas dos shows de João Bosco para aprender a tocar como ele), Maria Bethânia que mais tarde iria gravar uma de suas canções: ‘Eu que não sei quase nada do mar’, composta em parceria com Jorge Vercilo; na sua preferência internacional destaca-se Nina Simone, Bjork e Alanis Morrissete. Ainda na adolescência, iniciou a carreira de cantora apresentando-se em bares de sua cidade natal, no repertório algo em torno de 500 músicas. Um dia, ela virou a página e resolveu trilhar um outro caminho: o seu próprio.


De Minas para o Rio, numa noite destas, cantava no Mistura Fina, quando Luciana de Moraes (filha de Vinícius de Moraes), que estava na platéia a ouvir cantar. E encantada, como que num passe de mágica, dali a 15 dias Ana Carolina, por seu intermédio, assinava contrato com a BMG. Idos de 1999 e o público ganhava o primeiro CD da cantora que trazia uma espécie de cartão de apresentação com o seu nome de carreira estampado na capa (expressão, aliás, título de seu XX CD, mais lá na frente).


Na sua discografia, Ana Carolina traz: ‘Ana Carolina’ (1999 - 350 000 (platina); ‘Ana Rita Joana Iracema e Carolina’ (2001 - 1 250 000 - diamante); ‘Estampado’ (2003 - 1 550 000 - Diamante); ‘Ana & Jorge - ao vivo’ (2005 - 1 000 000 (diamante) e ‘Dois Quartos’ 550 000 (2006 – 2 vezes platina). Tem ainda os DVDs: ‘Estampado’ (2003); ‘Estampado - Um instante que não pára’ (2004) e ‘Ana & Jorge - ao vivo’ (2005).



Entre os principais sucessos da cantora estão músicas como: ‘A Canção tocou na hora errada’, ‘Trancado’, ‘Armazem’ e ‘O avesso dos ponteiros’ – presentes no primeiro disco – trabalho no qual ela se reporta a clássicos antigos da MPB (‘Beatriz’, ‘Alguém me disse’ e ‘Retrato em Branco e Preto’, de Chico Buarque). Foi através desse CD que Ana Carolina foi indicada ao Grammy Latino. E mais: "Quem de nós dois" e "Ela é bamba" gravados no segundo disco, ‘Ana Rita Joana Iracema e Carolina’ (o nome do disco faz referência às músicas do cantor Chico Buarque, ídolo da artista mineira). São 15 faixas onde revela a fluência entre os diversos ritmos presentes à MPB; Tem ainda entre os seus maiores hits ‘É isso aí’ que integra o CD e DVD intitulado "Ana e Jorge" (gravado com Seu Jorge), pela Sony Music.

Fonte: Jornal A União
Repórter:Patrícia Braz

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário