segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ana Carolina abrilhanta inauguração

Prefeitura faz festa e inaugura Complexo no Largo do Mercado com espetacular show de Ana Carolina


Cantora Ana Carolina


Um espetacular show com  a cantora Ana Carolina marcou e batizou a inauguração da revitalização do Largo do Mercado Municipal, na noite de 12 de dezembro. O espaço ficou pequeno para a multidão que compareceu ao local para prestigiar a artista, cantar seus principais sucessos e conhecer o importante espaço.


No palco, antes do show, o  prefeito Fernando Jordão , rodeado pelo prefeito eleito Tuca Jordão, por secretários, autoridades municipais  e representantes da família Larangeiras, assinou a  tão aguardada desapropriação do prédio histórico da Casa Larangeiras que será transformado em Centro de Artesanato.


Além da revitalização da Casa Larangeiras, fazem parte do complexo do Largo do Mercado, duas praças , peixarias, espaço para os feirantes, um pólo gastronômico, o Mercado Redondo do Peixe e um Portal Cenográfico.


Todo o complexo de obras  foi construído pela Prefeitura de Angra através do Plano de Revitalização da Orla e do Centro Histórico de Angra que tem como meta abrir novas expectativas de geração de renda para artesãos, pescadores, artistas e um capítulo promissor na história da cidade valorizando e resgatando espaços públicos e a frente da cidade para todos os moradores e turistas.


- É com muita alegria que a Prefeitura de Angra resgata para todos vocês que amam nossa cidade mais um importante espaço revitalizado que já mudou para melhor nosso Centro Histórico. Na noite de hoje toda a cidade está ganhando o prédio da Casa Larangeiras que agora não é só da família Laranjeiras é de todos nós que aqui moramos e que convivemos com sua beleza por todos esses anos. Aqui vai funcionar um Centro Cultural que valorizará o artesanato da palha de bananeira, do povo caiçara , dos índios do Bracuí e de todos os artistas – afirmou emocionado, o prefeito Fernando Jordão.


O prefeito eleito Tuca Jordão falando para os presentes disse que estava feliz por estar participando de mais uma importante inauguração “do melhor prefeito que nossa cidade já teve”.


- O Prefeito Fernando Jordão com esta obra deu o mais importante passo para abrir a frente de Angra e derrubar os muros que separam a cidade do mar e  nossa obrigação. Sei que nossa obrigação é fazer muito mais ainda e continuar este belo projeto- disse ele.


Próximo ao Largo também se destacam a revitalização da orla da Costeirinha inaugurada recentemente pela Prefeitura de Angra,  com  as construção de calçadão, praça de brinquedos e ciclovia.As obras concluídas formam  juntas um valoroso complexo que vale a pena ser freqüentado por visitantes e população.


O novo Largo do Mercado Municipal


O Largo do Mercado se transformou em um amplo espaço vivo onde se sobressaem as revitalizações do Mercado Redondo (1914), o prédio secular da Casa Larangeiras (1832), os 4 mil metros quadrados das duas praças que fazem parte do entorno (Zumbi dos Palmares e  Almirante Tamandaré) e um pólo gastronômico com produtos do mar.


Ainda no local, moradores e turistas podem acessar a  internet sem fio, mais um importante serviço oferecido pela Prefeitura de Angra. O acesso ao serviço é gratuito através de conexão sem fio (Wi-Fi) a qualquer hora do dia e da noite por meio de notebook, celulares e pad`s. O sistema  também foi implantado em outros dois pontos do Centro,  no Cais de Santa Luzia e na Praça Amaral Peixoto. A Prefeitura ainda está testando no local um sistema de monitoramento por câmeras destinado à segurança pública, patrimonial e trânsito do município.


O Mercado do Peixe mais conhecido como Mercado Redondo, foi totalmente recuperado obedecendo regras de arquitetura e pintura originais conforme determinação do Instituto do Patrimônio Histórico (SPHAN). Ganhou obras internas (sistema elétrico, hidráulico, sanitário e de ventilação) feitos com materiais ultra modernos.


O sobrado da Casa Larangeiras, um dos últimos remanescentes de nossa história,  que estava em razoável estado de conservação externa, ganhou nova vida para abrigar um centro de artes para  produção artesanal, musical, de dança e outras mais. Com o resgate do prédio, a Prefeitura criou mais um importante espaço cultural para a cidade. As obras também seguiram instruções do SPHAN.


No Largo  também foi construído um prédio de dois pavimentos com designer moderno com cobertura de lona especial, onde está funcionando um verdadeiro pólo gastronômico com  dois “oyster bar e restaurante” e peixarias. Os bares já se transformaram em ponto de encontro e  as peixarias estão vendendo peixes e produtos do mar fresquinhos a qualquer hora do dia. No segundo pavimento foi construído um deck de onde se pode  degustar delícias  e avistar o mar de Angra dos Reis.


As duas praças que fazem parte do complexo foram ampliadas, ganharam jardins, chafariz, piso temático imitando ondas, bancos, portal , canteiros e muito mais espaços para os agricultores  e feirantes locais comercializarem seus produtos nas novas barraquinhas de alumínio criadas pela Prefeitura.


Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário