quinta-feira, 25 de setembro de 2008

41ª Exapicor é aberta

Expectativa é atrair 250 mil pessoas durante os seis dias de festa




[caption id="attachment_1169" align="aligncenter" width="500" caption="Festa de Abertura da 41ª Exapicor"]Abertura da 41ª Exapicor[/caption]

RESENDE


O secretário estadual de Habitação, Noel de Carvalho, o vice-prefeito Paulo Cardoso, o presidente do Legislativo, o vereador Joaquim Romério de Almeida, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ricardo Abbud e o comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Gerson Garcia Menandro de Freitas, abriram oficialmente na noite de ontem a 41ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor). O evento marca a data de aniversário dos 207 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrada no próximo dia 29.


A abertura aconteceu no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina, que durante seis dias será o palco de shows com nomes consagrados de artistas consagrados nacionalmente como a banda Jammil e uma noites; Jeito Muleque; Jota Quest; Kelly Key; Ana Carolina; César Menotti e Fabiano; DJ Malboro; Paralamas do Sucesso e Titãs. Além dos shows, outra atração é a exposição de animais, como caprinos por meio da RioCapri (Federação Estadual de Produtores de Caprinos), gados girolando, e nelores, além do Torneiro Leiteiro Regional e provas de hipismo Clássico e Rural. A cantora gospel Aline Barros abriu as apresentações apresentando uma grande noite de louvor. Embora a entrada seja gratuita desde 2005 a Exapicor ganhou o caráter solidário e pede-se aos visitantes que possam fazer a doação de um quilo de alimento não-perecível para ajudar as entidades filantrópicas do município.


O vice-prefeito Paulo Cardoso, destacou o caráter solidário da festa que incentiva a doação, por parte do público, de um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Ele explicou que o caráter solidário da Exapicor adotado desde 2005 quando a festa passou a ser gratuita, já se transformou, em uma marca registrada do evento. “Resende se orgulha em ter a Exapicor como a maior festa gratuita do interior do estado. E a cidade saiu na frente, ao tomar a iniciativa de promover uma festa de grande porte como esta tendo a solidariedade como ponto forte. Hoje, esse modelo, criado por nós, também é adotado por muitos outros municípios”, disse o vice-prefeito Paulo Cardoso, salientando que este ano, a expectativa é que 50 toneladas de alimentos sejam arrecadadas durante o evento e posteriormente doadas para instituições filantrópicas da cidade. “Ou seja, é uma festa de alegria, mas também de solidariedade e isso nos enche de orgulho".


A segurança


Para o secretário de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ricardo Abbud, que também é presidente da comissão organizadora da Exapicor, durante os seis de festa a comunidade resendense e de outras cidades vão poder se divertir com a maior segurança. “Duas mil pessoas estarão envolvidas no esquema de segurança e organização. Além de seguranças particulares, haverá Guardas Municipais, Policiais Civis e Militares e até agentes da Polícia Federal. Também por todo o Parque de Exposições e arredores do estacionamento haverá câmeras de segurança”, anunciou o secretário, convidando a população para participarem da festa que só terminará no próximo dia 29.


Abbud também disse que a Exapicor, que tem expectativa de atrair 250 mil pessoas também estará contribuindo para a cadeia econômica do município gerando emprego e renda. “Vêm pessoas de toda parte do estado prestigiar a festa de Resende. Isso movimenta a nossa economia como, por exemplo, a rede hoteleira e o comércio em geral”, afirma Abbud, acrescentando que os números da feira são surpreendentes. “São mais de 100 barracas de alimentação e de comércio, ônibus com linhas exclusivas, camarote, parque de diversões e arena para rodeio”, observou.


Show musical terá atrações diversificadas



Na noite de ontem a cantora gospel Aline Barros abriu os shows com uma grande apresentação. Já para os outros dias estarão se apresentando Jammil e um noites; Jeito Muleque; Jota Quest; Kelly Key; Ana Carolina; César Menotti e Fabiano; Dj Malboro; Paralamas do Sucesso e Titãs
Além dos shows outra atração é a exposição de animais, com exposições de pequenos animais, de caprinos por meio da RioCapri (Federação Estadual de Produtores de Caprinos), gados girolando, gira e nelores, além do Torneiro Leiteiro Regional e provas de hipismo Clássico e Rural.

No aniversário da cidade comemorado na segunda-feira, dia 29, será realizado às 9 horas um desfile cívico com alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além do Corpo de Bombeiros, de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras, grupos da Terceira Idade, Motoclube, entre outras instituições. O desfile deste ano será realizado dentro do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho
Com ingressos limitados, o Camarote da Exapicor promete animar aqueles que preferem a comodidade de assistir os shows em uma área reservada. Com boate Dakar com DJ´s renomados, salão de beleza, tequileiras, decoração temática, lounge Gless, banheiros exclusivos, o espaço vai aliar conforto e animação com muito bom gosto.

Confira os shows no Palco Principal da Exapicor



Hoje
A partir das 23 horas - Jammil e um noites e Jeito Muleque
Sexta-feira (dia 26)
1 hora - Jota Quest
Sábado (dia 27)
18 horas - Kelly key
1 hora - Ana Carolina  
Domingo (dia 28)
1 hora - César Menotti e Fabiano
Segunda-feira (dia 29)
15 horas - Dj Malboro
23 horas - Paralamas do Sucesso e Titãs

Torneiro Leiteiro



Começou ontem o 41º Torneiro Leiteiro da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende (Exapicor). O evento, que é um dos mais tradicionais da cidade, conta com a participação de 28 expositores de gado leiteiro que estarão representando diversos municípios brasileiros. A exposição de gado leiteiro é no interior do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina.
O concurso, segundo seus organizadores, tem por objetivo avaliar, julgar e premiar as melhores raças leiteiras do município, região e estados, nas categorias vacas e novilhas. A premiação é conferida aos expositores que, além de terem seus animais premiados, ainda podem aproveitar a oportunidade para fazer bons negócios.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural da prefeitura, Edino Camoleze, a realização deste tipo de evento na maior festa da cidade possibilita mostrar aos visitantes, a cada ano, a evolução da pecuária leiteira em todos os níveis: municipal, regional e estadual. “Além de manter a tradição dos pecuaristas e expositores na atividade da pecuária, o concurso contribui também para a principal fonte de renda e emprego no meio rural municipal e em toda região Sul Fluminense”, afirma Camoleze, lembrando que para esta edição, devido ao aumento no número de expositores, os galpões de abrigo foram reformados e ampliados visando proporcionar maior conforto e segurança para os animais e o público em geral.

Os proprietários dos três primeiros animais classificados receberão prêmios em dinheiro estipulado entre R$ 1.000 a R$ 1.500, além de medalhas e troféus.


Fonte: Jornal A Voz da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário